Identidade e Integridade!

Dia 17 de Maio foi o Dia Internacional contra a Homofobia.

Mas afinal o que é isto de se ser homofóbico?

Uma pessoa homofóbica é alguém que manifesta um comportamento com atitudes críticas e hostis, que assentam na discriminação ou até na violência (psicológica e/ou física), perante alguém que demonstre qualquer tipo de orientação sexual, que não-heterossexual.

Antes de mais, a base deve ser a do respeito. Existe uma linha muito ténue, entre a liberdade de expressão de alguém e o respeito pela individualidade do outro e vice versa!

Há pessoas que não se sentem confortáveis em demonstrarem publicamente manifestações de afecto pel@ parceir@. Há pessoas que não se sentem confortáveis, em ver um casal heterossexual a partilhar momentos de afecto publicamente. O que podemos chamar a essas pessoas?! Heterofóbicas? Sim, podemos!

E mais uma vez colocamos um rótulo!

Na verdade, quando estou ciente da minha Identidade, de quem eu verdadeiramente Sou, é-me indiferente a opinião do outro desde que esta seja dada com respeito, e que essa mesma opinião possa também ser respeitada. Integridade torna-se assim fundamental!

Há uns anos escolhi deixar de comer carne e peixe. Passei a ser vegetariana. Mas entretanto uns meses depois comi carne. Será que passei a ser omnívora em part-time? Ou crudívora, quando em certos momentos tenho por base este tipo de alimentação? hum…. Ou serei simplesmente a Cláudia, que defendo alguns princípios alimentares, e os aplico na minha alimentação?! Não tento impor a minha alimentação a ninguém, respeito quem come carne na mesma mesa do que eu, aceito os pontos de vista dos outros, como os outros aceitam os meus. Integridade é fundamental!

Insiste-se demasiado em encaixar as pessoas dentro de caixas quando o objectivo devia ser exactamente o oposto: sair dessas caixas, aceitar a outro tal como ele é, respeitando a sua integridade física e emocional.

A homofobia existe. A heterofobia existe. Como existem uma série de outra fobias e preconceitos. Mas quando eu tenho o minha Identidade bem construída eu expresso a minha liberdade, respeitando a liberdade do outro deste que isso seja ecológico para ambos os lados. E aí existe Respeito e Integridade!

Name (required)Email (required)Website

Deixe uma resposta